A redescoberta das cidades: experiências autênticas de locais para locais
Segundo a Skyscanner, empresa de referência no turismo mundial, umas das maiores tendências do segmento no pós pandemia é aproveitar as próprias cidades onde moramos. Mas como assim você vai fazer Turismo sem viajar para lugar nenhum?
Num cenário em que se recomenda evitar longos deslocamentos e aglomerações, mesmo após a vacina, espera-se que as pessoas busquem experiências transformadoras dentro ou perto das próprias cidades em que moram. Alguns especialistas chamam essa alternativa de Staycation, ou seja, a mistura de stay (o que significa "ficar" - no caso, na sua cidade) ou vacation (ou férias, em inglês). Será a busca por sensações parecidas com aquelas que se vivem quando viajamos, sem precisar tirar férias ou pagar a conta em moedas valorizadas como o Euro e o Dólar.
Um estudo recente de neurociências realizado nos EUA mostra que conhecer novas experiências diárias em sua própria cidade contribui para o cérebro e para a sensação de bem estar, de forma geral. Isso faz com que aquela sensação de prazer que temos ao viajar, de descobrir coisas novas, possa ser suprida de forma mais frequente e minimizando os riscos com a pandemia.
Experiências autênticas, de locais para locais
Para ter sensações parecidas com aquelas de um viajante não significa que você precisa fazer um city tour na sua própria cidade ou experimentar aqueles programas típicos que os turistas fazem quando conhecem um novo destino (o que não significa, diga-se de passagem, que eles são ruins).
As grandes cidades brasileiras como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro ou Brasília oferecem diversas experiências autênticas, oferecidas por marcas e experts locais que muitas vezes só quem nasceu ali vai entender ou valorizar. Esses centros urbanos oferecem um lado oculto, um lado B, que muitas vezes na correria das nossas vidas nunca paramos para procurar ou experimentar.
Quantos artistas locais você conhece da cidade onde mora? Quantos chefs talentosos existem nessas capitais que não ficam devendo em nada aos renomados donos de restaurantes dos lugares que você visita? Que privilégio seria meditar e cuidar da sua mente tendo como cenário as lindas montanhas das Minas Gerais, hein?!
Essa tendência pós pandemia oferece uma oportunidade de ouro para que as pessoas valorizem e aproveitem essas jóias locais, que podem ser experimentadas com mais frequência e com menor custo que aquelas viagens de férias pagas em dólar.
Oportunidades para atividades em grupo e novas amizades
Quando você viaja para longe, nem sempre é possível compatibilizar a agenda e os compromissos financeiros com outros amigos. Por esse motivo, você às vezes até precisa viajar sozinho por falta de companhia.
Viver a sua própria cidade como uma turista oferece uma oportunidade para que seu grupo de amigos vivencie experiências autênticas em conjunto, com mais facilidade e mais frequência.
E claro, você também tem a chance de conhecer novas pessoas com gostos e estilos de vida semelhantes aos seus, que vão se tornar amigas na sua própria rotina.
Como encontrar experiências transformadoras na sua cidade?
Mesmo antes da pandemia, cidades como Belo Horizonte já contavam com diversas vivências interessantes para os seus habitantes, relacionadas à áreas como gastronomia, bem estar, cultura, artes e moda.
Com certeza você já ouviu alguma amiga dizer que fez um curso fantástico num ateliê de cerâmica ou que participou de uma experiência super exclusiva harmonizando vinhos e pratos com aquele conhecido chef da cidade. As opções são diversas e estão espalhadas pelos grandes centros urbanos.
Mas na hora que você quer lembrar alguma coisa diferente para fazer naquela semana...você teima em se esquecer dessa dica ou não sabe bem onde procurar mais informações. Isso já aconteceu com você? Uma busca no Google pode oferecer muitos resultados, mas nem sempre você encontra uma informação organizada e confiável.
A Bora chegou para te ajudar a encontrar as melhores e mais autênticas experiências na sua cidade, oferecidas por marcas e referências locais.
Quer saber mais? Entre em contato conosco.
Sabemos que mesmo após a vacina, as medidas de saúde e segurança deverão permanecer por um bom tempo, para o bem estar de todos nós. Continue usando máscaras para viajar e lave as mãos com frequência onde quer que esteja.