O futuro do Turismo pós pandemia: 4 tendências para quem gosta de viajar
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Não é novidade que a Covid-19 demandou transformações profundas em diversos aspectos das nossas vidas. Seja na forma como trabalhamos, nos divertimos ou nos relacionamos com as pessoas, precisamos criar novos hábitos e nos adaptar às exigências impostas por esse momento tão difícil.
Apesar de ainda estarmos lidando com os desafios trazidos pela pandemia, a pergunta que fica é: qual desses hábitos e comportamentos vão de fato perdurar? Muitas dessas respostas ainda não estão claras, mas diversos estudos e artigos sugerem tendências importantes em diversas áreas.
O Turismo, tanto para quem gosta de viajar quanto para quem trabalha nessa área, foi um dos segmentos mais impactados. Seja pelas restrições de Saúde, fronteiras fechadas em outros países ou alto custo de outras moedas versus o Real, todos os caminhos apontam que nossas futuras viagens serão cada vez mais próximas de onde moramos.
Apresentamos a seguir um resumo das principais tendências mapeadas pela Bora para o Turismo pós pandemia.
Redescobrindo a sua própria cidade
Segundo a Skyscanner, seremos turistas em nossas próprias cidades. Os locais vão buscar o lado B das cidades e conhecer experiências que nunca tinham se atentado antes que existiam perto de onde moram.
Uma pesquisa de neurociências realizada nos EUA mostra que conhecer novas experiências diárias em sua própria cidade contribui para nossos cérebros e para o nosso bem estar, de forma geral. Isso faz com que aquela sensação de prazer que temos ao viajar, de descobrir coisas novas, possa ser suprida de forma mais frequente e sem a necessidade de nos expormos aos deslocamentos.
Que tal fazer uma experiência com um chef renomado ou conhecer a cultura de sua cidade? Quem sabe até fazer um voo de balão à 1h da sua casa ou um piquenique no alto de uma montanha com vista panorâmica?
A tendência é que esses tipos de vivências sejam mais procuradas e realizadas pelos próprios moradores das grandes cidades brasileiras. E surgem também oportunidades para que empresas locais ofereçam novas experiências para consumidores que vão viajar menos e aproveitar mais as potencialidades de onde residem.
2. Viagens mais curtas e mais conectadas com a natureza
Muitos de nós está há um bom tempo em isolamento social dentro de nossas casas nas grandes cidades, longe de contato com o meio ambiente.
No pós-pandemia, as pessoas tendem a buscar destinos distantes até 300 km dos centros urbanos em que moram, que podem ser acessados via carro. Segundo um relatório do Airbnb, as reservas de acomodação em viagens curtas (até 100km) cresceram mais de 50% de 2019 a 2020.
Esses destinos estão preferencialmente relacionados à natureza e ao meio rural. É uma forma das pessoas mudarem de ares mesmo sem ir para longe e se manterem distantes de aglomerações. Dessa forma, todos podem dar as suas caminhadas e se conectarem consigo mesmas, priorizando as experiências ao invés do consumo.
E como as pessoas estão cada vez mais conscientes das questões ambientais, os aspectos da Sustentabilidade e do turismo regenerativo também serão muito valorizados - seja na escolha da opção de hospedagem quanto no impacto que esse turismo gera nas comunidades locais.
3. Uma relação mais próxima com o alimento e o orgânico
O Turismo e a Gastronomia andam juntos há muito tempo e essa relação deve ganhar novos contornos. Segundo a Vogue, as pessoas vão viajar cada vez mais para conhecer onde os alimentos são produzidos, ao ar livre, e experiências como degustações e colheitas ganharão destaque. E vamos aproveitar os benefícios do Brasil ser um país rico e diverso na sua produção agrícola e seu terroir.
Um dos exemplos é a recém criada Brasil SlowTravel, empresa de viagens gastronômicas afetivas, na qual os viajantes serão convidados a participar ativamente da colheita e da produção dos alimentos com produtores locais da Serra da Canastra, do Pará, do Vale dos Vinhedos (Rio Grande do Sul) e da Serra da Mantiqueira. As experiências serão guiadas pelo chef italiano Massimo Battaglini e pela produtora cultural Patrícia Tavares.
4. Crescimento das experiências de bem estar
A pandemia impõe muitos desafios para a saúde mental de todos nós e os viajantes vão buscar cada vez mais destinos e experiências ligadas ao bem estar e ao autocuidado.
Muitos hotéis próximos às grandes cidades têm apostado no mercado de wellness, adaptando suas estruturas para oferecer atividades de cuidado com o corpo e com a alma. O Skyscanner também prevê um aumento das viagens de autoconhecimento, como imersões e retiros espirituais.
E, conforme já falamos neste artigo, também deverá crescer a busca por experiências diárias relacionadas ao bem estar dentro das grandes cidades, como estúdios de yoga ou centros de meditação.
A Bora vai selecionar cuidadosamente e disponibilizar as melhores experiências disponíveis nas grandes cidades brasileiras e arredores, começando por Belo Horizonte. Quer ser avisado(a) das novidades? Deixe o seu contato abaixo.
Sabemos que mesmo após a vacina, as medidas de saúde e segurança deverão permanecer por um bom tempo, para o bem estar de todos nós. Continue usando máscaras para viajar e lave as mãos com frequência onde quer que esteja.