O turismo de escapadas: viagens curtas para fugir das grandes cidades
Alguns dos principais relatórios de tendências para o Turismo pós-pandemia afirmam que as viagens curtas, onde o deslocamento é curto e feito de carro ou de moto vindo das grandes cidades, é o tipo de opção que mais vai crescer no setor num futuro breve. É aquilo que vem se chamando de "Turismo de Escapada".
Segundo um relatório do Airbnb, houve um aumento de quase 60% em alguns momentos de 2020, quando comparadas ao ano anterior, nas reservas de acomodações localizadas até 100km do endereço de origem do viajante. Trata-se de um número bastante expressivo num ano com perdas recordes para o setor turístico.
Esse tipo de viagem é utilizado bastante para descompressão do estresse do dia a dia e é feito não só nos finais de semana, mas também durante dias úteis. Isso acontece principalmente porque as pessoas estão adotando o chamado "Anywhere Office", isto é, a ausência de escritórios físicos de trabalho e a flexibilidade de trabalhar em qualquer lugar com boa internet.
De acordo com um artigo publicado no Estadão, essa tendência deve se manter forte mesmo após a vacinação, uma vez que as pessoas tendem a continuar buscando destinos seguros e isolados por algum tempo. Como referência, estamos falando de deslocamentos de distâncias de até 300km. Esse ponto de vista é reforçado também num extenso relatório setorial da Liga Ventures, que entrevistou diversos especialistas nesse tema.
"Férias" perto de casa
Essas viagens de descompressão já receberam diversos nomes pelos especialistas. Um deles é o "Staycation", o que significa que muitas pessoas estão alugando imóveis por curtas temporadas nos arredores de onde moram, mantendo o isolamento social e ficando mais próximos à natureza. Outra variação é o "Workcation", quando a pessoa tira uns dias fora de casa para trabalhar e também descomprimir.
Recentemente, inclusive, tem surgido alguns perfis nas redes sociais que visam justamente mapear opções de casas de alto padrão para essas finalidades em plataformas como o Airbnb, como o Top Airbnb Brasil.
Experiências autênticas com curtos deslocamentos
As pessoas tendem também a buscar experiências transformadoras dentro das cidades em que moram e nos arredores - ainda que isso não signifique uma escapada de final de semana e demande hospedagem local.
O entorno de cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo está recheado de opções ligadas à gastronomia, bem estar e artes que podem ser aproveitadas de forma pontual pelas pessoas numa lógica de bate e volta. São oportunidades de passar um dia agradável, em contato com a natureza e com a terra, visitando fazendas orgânicas, vinícolas, produtores de café e queijo, ateliês de cerâmica, fazendo passeios de balão ou retiros espirituais.
Isso facilita inclusive que você aproveite experiências transformadoras com seu grupo de amigos, algo que muitas vezes viagens mais distantes e longas não permitem conciliar.
As potencialidades agrícolas do Brasil
Quando viajamos para países como a Itália e a França, investimos dias de nossa programação para conhecer fazendas produtoras e para nos conectar com a origem dos alimentos e dos vinhos.
Sem a pretensão de comparar a realidade brasileira com essas potências mundiais, a boa notícia é que o Brasil vem ganhando cada vez mais premiações pelos seus produtos agrícolas de origem. São os casos, para citar alguns, dos queijos da Fazenda Atalaia (localizada em Amparo, a 140km de São Paulo) e da Estância Capim Canastra (localizada na Serra da Canastra, a 355km de Belo Horizonte), e dos vinhos da Guaspari (que fica em Espírito Santo do Pinhal, a 200km de São Paulo). Todos esses destinos estão abertos para visitação e aliam bons ingredientes com paisagens de "cair o queixo".
Existem opções ainda mais próximas das cidades, como a Fazenda Vista Alegre, a 65km de Belo Horizonte, que oferece experiências pontuais para conhecer a sua produção de orgânicos e tomar um delicioso café da manhã no formato "farm to table" (ou seja, direto da plantação para a mesa).
Aproveite o caminho, não só o destino final
O turismo de escapadas também é um prato cheio para as chamadas road trips, que são aquelas viagens em que o caminho e as estradas para se chegar até o destino final são protagonistas do passeio. Alguns preferem ir com seus carros ou com motoristas contratados, ouvindo e cantando junto daquela playlist favorita no Spotify; outros preferem ir de moto, como se fosse parte do clássico Easy Rider e suas eternas Harley Davidsons; e tem também os mais atletas que aproveitam o caminho para fazer trilhas de bike.
Seja qual for o seu meio de locomoção, a experiência está no caminho, e não só no destino final. O importante é colocar o pé na estrada, com segurança, e ver umas paisagens cinematográficas até chegar ao seu destino final.
Como encontrar experiências transformadoras perto da sua cidade?
Mesmo antes da pandemia, cidades como Belo Horizonte já contavam com diversas vivências interessantes em seu entorno, relacionadas à áreas como gastronomia, bem estar, cultura, artes e moda.
Com certeza você já ouviu uma amiga dizer que já relaxou em algum spa perto da cidade ou que participou de degustação de vinhos e produtos orgânicos com aquele conhecido chef da cidade. As opções são diversas e estão espalhadas nos arredores das cidades.
Mas na hora que você quer lembrar alguma coisa diferente para fazer naquela semana...você teima em se esquecer dessa dica ou não sabe bem onde procurar mais informações. Isso já aconteceu com você? Uma busca no Google pode oferecer muitos resultados, mas nem sempre você encontra uma informação organizada e confiável.
A Bora chegou para te ajudar a encontrar as melhores e mais autênticas experiências na sua cidade e nos arredores, oferecidas por marcas e referências locais. Quer saber mais? Entre em contato conosco.
Sabemos que mesmo após a vacina, as medidas de saúde e segurança deverão permanecer por um bom tempo, para o bem estar de todos nós. Continue usando máscaras para viajar e lave as mãos com frequência onde quer que esteja.