Estudo demonstra que explorar sua cidade pode ajudar saúde mental

Foto: Nathalia Segato (Unsplash)

Foto: Nathalia Segato (Unsplash)

A pandemia da Covid-19 trouxe empecilhos e desafios para aqueles que têm o hábito de viajar com frequência, inclusive para outros países.

Se você é um deles, este artigo vem para trazer boas notícias: segundo um estudo de neurociências publicado pela revista Nature Neuroscience, cujos resultados foram compartilhados no site Travel + Leisure, uma sensação de alegria (em termos científicos) parecida com aquela que temos quando viajamos pode ser obtida na sua própria cidade.

A pesquisa foi realizada com moradores de Nova Iorque e Miami e funcionou da seguinte forma: foram analisados via GPS os movimentos de 122 pessoas nessas cidades e seus humores e sensações foram monitorados diariamente de forma remota e com apoio de mensagens de texto.

Os resultados mostraram que aqueles que viveram mais experiências diárias nas suas cidades apresentaram melhores índices de felicidade. E o estudo mostrou que até mesmo experiências simples, como sentar num café ao ar livre no seu próprio bairro, trouxeram efeitos bastante positivos nos participantes.

Os resultados ainda sugerem que não basta só testar coisas novidades, mas a diversidade das experiências também é importante. Segundo a entrevista de Catherine Hartley, uma das co-autoras, o estudo descobriu que "se eu me sentir melhor hoje, provavelmente terei mais experiências novas e mais diversidade experiencial no dia seguinte, e vice-versa. Se eu tiver mais experiências novas e diversificadas hoje, provavelmente vou me sentir melhor não só hoje, mas no dia seguinte".

O artigo da Travel + Leisure recomenda ao final que cada um de nós tenha uma lista de experiências que gostaria de fazer em sua própria cidade. E você, já tem a sua? 


Em breve, a Bora está chegando para te ajudar na descoberta das melhores experiências da sua cidade e arredores. Quer ser avisado quando esse serviço estiver disponível? Deixe seu contato aqui.

Anterior
Anterior

10 lugares para curtir um delicioso brunch em BH e arredores

Próximo
Próximo

Conheça os vinhos B.O.N.S. (biodinâmicos, orgânicos, naturais e sustentáveis)