Experiências para engajamento de colaboradores e clientes por Bora Experiências

As empresas têm entendido cada vez mais a importância de promover experiências únicas para clientes, parceiros e colaboradores. Ao invés de oferecer apenas recursos financeiros para engajar e premiar esses stakeholders, o mundo corporativo já entendeu que oferecer momentos memoráveis e exclusivos pode trazer resultados importantes pro negócio.

O desafio está na hora de escolher quais experiências para esses públicos. Como surpreender os mais exigentes diretores e tomadores de decisão dos seus clientes? Onde levar os seus colaboradores para aquela dinâmica de team building que vai aumentar a colaboração no time? Como premiar os parceiros e vendedores que mais se engajaram na sua campanha? 

A correria do dia a dia dificulta que os gestores tragam respostas criativas para essas perguntas, principalmente num cenário de equipes mais enxutas e tendo que trazer mais resultados com menos recursos.

A Bora Experiências nasceu para ajudar empresas e seus gestores a oferecer momentos especiais para pequenos grupos de colaboradores, parceiros e clientes. São ocasiões que muitas vezes não têm relação direta com o cotidiano do trabalho, mas que criam bases sólidas para melhorar as relações pessoais que favorecem o ambiente de trabalho e de negócios.

Esse artigo reúne alguns cases de atuação da Bora junto à grandes empresas e startups, dentro dos seguintes contextos:

1. RELACIONAMENTO COM CLIENTES

A maior parte dos cases que temos nesse pilar são de empresas que vendem produtos e soluções B2B Enterprise, ou seja, para grandes contas. Eles já entenderam que, para além de entregar uma solução diferenciada para os clientes, é preciso construir relações sólidas com os tomadores de decisão e com os gestores envolvidos - além de se aproximar com prospects.

Seguem alguns exemplos de experiências que já realizamos nessa vertical:

Jantar às Cegas por Massimo Battaglini e Fred Trindade

Clientes: Take Blip e Way Carbon

Essa é uma experiência gastronômica de alto padrão que foi desenhada para encorajar relações interpessoais. Divididas em duplas previamente pensadas, as pessoas participam de uma dinâmica lúdica de adivinhar quais ingredientes estão sendo servidos no menu criado pelos chefs Massimo Battaglini e Fred Trindade, sendo pontuadas por seus palpites certos ou errados. Antes do jantar, um coquetel para networking.

Não há nenhum tipo de venda nos olhos ou escuro, as pessoas só não sabem o que está sendo servido (e são respeitadas eventuais restrições alimentares, que são previamente checadas). Ao final, as melhores duplas são premiadas.

Já realizamos essa experiência em São Paulo com a Way Carbon para profissionais de sustentabilidade (com um menu e vinhos todo pensado para essa finalidade) e algumas vezes para clientes e prospects da Take Blip.

Experiência Parrillera por Fogo & Fuego

Clientes: Take Blip e 8DHubify

Uma experiência de alto padrão num ambiente intimista que comporta até 30 pessoas, na região de Pinheiros (São Paulo). Diferente de um restaurante, a Fogo & Fuego é um espaço de experiências que favorece a interação entre as pessoas e tem uma infraestrutura completa para eventuais apresentações audiovisuais.

Depois de um momento inicial de networking descontraído, as pessoas são divididas em mesas para uma autêntica experiência portenha com carnes da Beef Passion, comandada pelo argentino Natan e o brasileiro Edu, harmonizada com selecionados vinhos argentinos.

A agência de marketing digital já trouxe os seus clientes aqui para uma noite sobre marketing conversacional - e depois repetiu a dose para um treinamento com vendedores!

2. PROGRAMA DE PARCEIROS

Programa Viver Mais, da Unimed-BH

Ao final de cada trimestre, a Unimed-BH oferece experiências para os seus médicos cooperados que apresentarem melhor engajamento dentro de uma campanha interna.

Os médicos premiados têm a opção de escolher uma experiência exclusiva dentro de uma lista previamente curada pela equipe da área de Relacionamento em parceria com a Bora. Os médicos já tiveram a oportunidade de participar de várias experiências incríveis do nosso portfólio:

- um sarau na casa do pianista Túlio Mourão (que já tocou com Milton Nascimento, Maria Bethânia, Os Mutantes…);
- um jantar literário com Carla Madeira, autora que mais vendeu livros no Brasil em 2021 e 2022;
- uma visita seguida de um brunch num Olival, pertinho de BH;
- uma aula-degustação de American BBQ harmonizada com cervejas especiais;
- uma degustação de queijos e vinhos veganos;
- uma sessão de trilha e yoga no meio da natureza.

Clientes: RD Station e 8D Hubify
Como forma de gerar um momento de confraternização dos seus parceiros mais engajados, da categoria Diamond, a RD Station ofereceu uma experiência de coquetelaria no Bar Astor, em São Paulo, uma das principais referências do Brasil no tema.

Foi criado um coquetel especial para a ocasião pelo bartender Alex Sepulchro, com a temática de Diamante, e os participantes tiveram a oportunidade de aprender a fazer na prática. Depois, os parceiros Diamond confraternizaram entre si e foram premiados pela empresa.

Quem também escolheu uma experiência parecida foi a agência 8DHubify, que levou seus clientes e parceiros para uma noite de mixologia no Drosophyla Bar em SP - onde aprenderam a preparar coquetéis e visitaram a destilaria urbana do gin Jardin Botânico.

3. TEAM BUILDING

Pintura e vinho e jantar-aula de culinária

Cliente: Seedz

A startup Seedz já utilizou duas das experiências presentes em nossa plataforma para experiências de team building com a sua equipe em Belo Horizonte. A primeira experiência foi um jantar-aula de culinária com a chef Sofia Marinho, onde os participantes puderam aprender receitas dos pratos servidos num menu especial.

Na segunda oportunidade, eles fizeram uma dinâmica de Pintura & Vinho com a artista Catarina Chur, que além de ensinar os passos básicos da aquarela promoveu uma dinâmica de pintura entre o grupo dentro de uma galeria de arte - tudo isso harmonizado com vinhos para deixar a turma mais descontraída e criativa!

Offsite em São Paulo com dinâmica de spray em tela

Cliente: o9 Solutions

A empresa americana o9 Solutions precisava de um offsite dentro de São Paulo para uma reunião da equipe e atividades de engajamento entre os colaboradores, um grupo formado por brasileiros e estrangeiros.

Fizemos uma programação no lindo e arborizado espaço da Casa de Cultura do Parque, no Alto de Pinheiros. O almoço e o happy hour ficaram por conta do chef residente Marcos Carioba, do Cordel Gastronômico, e na parte da tarde foi feita uma dinâmica em duplas com o street artist Gui Craveiro, que fez uma experiência colaborativa conduzida em inglês usando spray em tela.

Offsite em Belo Horizonte com meditação no pôr do sol, dinâmica de mixologia e jantar com uma chef

Cliente: Anglo American

O departamento jurídico da Anglo American precisava de um offsite para integração do time que tinha membros brasileiros e também de fora do país.

Depois de uma tarde de reunião de negócios no belíssimo espaço Labbing Santa Vista, em BH, eles tiveram uma programação de experiências:

  • uma meditação com o gongo no pôr-do-sol, conduzida por Renato Moura;

  • uma experiência de mixologia com cachaças mineiras, conduzida pela Lamparina Cachaçaria;

  • Um jantar brasileiro harmonizado com vinhos, feito pela chef Raquel Fonseca.

Quer levar experiências como essas para a sua empresa? Conheça o portfólio da Bora Experiências e entre em contato com a nossa equipe de especialistas.

Próximo
Próximo

Team Building: o que é e como ele pode ajudar a sua empresa