7 dicas de experiências de Team Building e engajamento de colaboradores da sua empresa

Os seres humanos se alimentam e prosperam por meio das relações interpessoais. Por esse motivo, criar momentos regulares de conexão entre os seus colaboradores em atividades presenciais é um aspecto fundamental para a cultura da sua empresa. Nesse contexto, entram as experiências de team building e engajamento de colaboradores.

Conforme mostra pesquisa realizada pela consultoria Gallup, ter relações de amizade no ambiente de trabalho contribui significativamente na experiência do colaborador e no seu comprometimento com a sua empresa. Principalmente em tempos pós-pandemia, em que questões de saúde emocional e modelos de trabalho remoto tem criado desafios enormes para as empresas.

Segundo um artigo publicado na revista Medical News Today, um estudo da psicóloga Susan Pinker mostra que os os encontros pessoais acionam partes do nosso sistema nervoso que liberam um coquetel de neurotransmissores encarregados de regular nossa resposta ao estresse e à ansiedade.

A autora mostra que essas conexões pessoais presenciais liberam dopamina, que podem ajudar as pessoas a serem mais resistentes ao estresse no longo prazo, e a oxitocina, que aumenta seu nível de confiança e reduz níveis de cortisol.

Sabemos que encontrar essas experiências para promover o engajamento do seu time pode ser um desafio para gestores ocupados e comprometidos com cenários desafiadores. 

Por esse motivo, separamos uma lista de cinco experiências que vocês pode levar para o seu time.

Atividades de artes manuais (cerâmica, pintura, etc).

Além de serem atividades divertidas para conectar colegas de trabalho, as experiências de artes manuais permitem que as pessoas sejam criativas em equipe.

Seja fazendo uma experiência de aquarela para iniciantes enquanto degustam um vinho dentro de uma galeria de arte ou sujando as mãos de barro numa oficina de cerâmica, as pessoas saem energizadas e é uma ótima forma de você quebrar o gelo entre eles.

São atividades que geralmente duram de 3 a 4 horas, o que vai propiciar uma manhã ou tarde agradável para pequenos grupos.

Caminhadas na natureza

Durante as atividades de bem-estar, as pessoas são encorajadas a deixar os seus smartphones de lado para estar em contato com a natureza e se reconectar consigo mesmas e com seus colegas de trabalho.

Para quem gosta de exercícios físicos mais longos, é possível fazer uma caminhada na natureza de 18km com direito a café da manhã na trilha e uma sessão de meditação em meio às ruínas de um forte abandonado. Incrível, não é?

E se a turma não for tão adepta de uma longa caminhada, existem opções mais curtas finalizadas com uma sessão de yoga.


Offsite nos arredores das cidades

Nada como sair da cidade para respirar um ar puro, não é mesmo? Perto de grandes cidades como Belo Horizonte e São Paulo existem verdadeiros refúgios para quem quer fazer encontros off-site fora da cidade.

Fazendas como a Vista Alegre e a Santa Adelaide são referências em produção de orgânicos respectivamente em Belo Horizonte e São Paulo e oferecem experiências que combinam sustentabilidade, alimentação saudável e experiências gastronômicas a menos de 2h dessas capitais.

Outra opção interessante é a Villa Moura Olival, uma propriedade com inspiração nas villas italianas da Toscana e que produz um azeite a partir das oliveiras plantadas no local. Além de um local com natureza exuberante, tem instalações que permitem pequenas reuniões e experiências gastronômicas de alto padrão.

Experiências gastronômicas

Se tem uma coisa que conecta as pessoas é uma boa comida. Seja numa ocasião em que a equipe participa do ritual de preparação ou degustando sabores preparados por chefs, a gastronomia é algo que move as pessoas.

Você pode, por exemplo, fazer uma experiência que permite os seus colaboradores "viajarem" para outros países sem precisar ir longe: você pode conhecer sabores tradicionais de países como uma tradicional experiência parrillera Argentina ou uma degustação das Sete Maravilhas da Culinária Portuguesa com um chef português.

As experiências gastronômicas podem ainda ser combinadas e enriquecidas com outras linguagens como a literatura e o cinema.

Existe também a possibilidade de você proporcionar experiências sensoriais que permitam que as pessoas aprendam em conjunto sobre alguns ingredientes como churrasco, chocolates, vinhos e cafés.


Atividades esportivas

O esporte é outra ferramenta poderosa para conectar pessoas e quebrar o gelo entre elas.

Várias empresas têm feito atividades e competições esportivas entre seus colaboradores. Você pode, por exemplo, alugar uma quadra de beach tennis e oferecer aulas para os iniciantes terem um dia divertido e de aprendizado.

Experiências musicais

Assim como a gastronomia, a música é quase uma unanimidade entre as pessoas.

Você pode fazer experiências para que elas tenham uma noite agradável de conexão com artistas, para terem momentos divertidos em volta de um piano ou uma bateria com um artista profissional.

É possível também transformar a sua equipe numa orquestra ou num bloco de carnaval por um dia, em todos vão ter uma função específica como criar a música tema do time, ser parte de uma bateria de bloco de carnaval ou usar a criatividade para criar o porta-estandarte da sua "escola de samba".


Experiências com engajamento social

A responsabilidade social é um assunto que ganha cada dia mais destaque dentro das empresas e é um fator importante para aumentar o senso de pertencimento e o engajamento dos colaboradores, principalmente os mais jovens.

Muito além do voluntariado, você pode criar momentos de conexão entre o seu time por meio de alguma ação que tem um caráter social como pano de fundo. 

Seu time pode ser catador de lixo numa grande cidade por um dia, demonstrando a importância dessas pessoas para a coleta seletiva e contribuindo com uma ONG que trata desse tema. Você também promove um team building social criando times para montar juntos bicicletas, que depois serão doadas para crianças carentes.


Como levar essas experiências para a sua empresa?

Todas essas experiências mencionadas acima estão no portfólio da Bora Experiências, uma plataforma que faz a curadoria de experiências realizadas por referências em diversos temas em grandes cidades e conecta essas atividades às demandas de team building e relacionamento com clientes das empresas.

Se quiser saber mais, entre em contato pelo formulário abaixo.

Anterior
Anterior

Team Building: o que é e como ele pode ajudar a sua empresa

Próximo
Próximo

Cultura organizacional: o que é e porque isso é importante para sua empresa