Cultura organizacional: o que é e porque isso é importante para sua empresa

Cultura organizacional ou cultura empresarial são termos que aparecem regularmente nos livros de negócios e manuais de boas práticas para empresas que prosperam.

Uma cultura organizacional forte tem se revelado um aspecto chave para empresas de sucesso. Mas o que é, realmente? Como construir uma cultura corporativa na sua organização? Porque devemos dedicar tempo e esforço para isso?

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre isso.


O que é cultura organizacional?

A Cultura Organizacional é o conjunto de valores, normas, expectativas e práticas que orientam e informam as ações de todos os membros de uma organização. 

Essa cultura pode ser manifestada de diversas maneiras, tanto físicas (ambiente, design, etc.), comportamentais (rituais, tradições, cerimônias, recompensas) ou verbais (jargões, forma de nomear os membros, storytelling).

São as características que fazem da sua empresa o que ela é verdadeiramente. A cultura é criada por meio de comportamentos consistentes e autênticos, ainda que não comunicados expressamente.


Que fatores contribuem para a cultura organizacional?

A cultura de uma organização é formada de aspectos expressos e tácitos, elementos claramente comunicados ou tácitos.

Esses elementos incluem:

  • Visão e missão da empresa

  • Valores

  • Normas e códigos de conduta

  • Rituais

  • Hábitos

  • Sistemas e linguagem

Por que a cultura da empresa é tão importante?

A cultura de uma empresa é uma espécie de manual informal de como seus colaboradores devem se comportar. A cultura orienta as ações que seus funcionários vão tomar no dia a dia - seja na forma como vão atender a solicitação de um cliente, a forma como vão abrir suas ideias para os seus líderes ou a possibilidade (ou não) de se discutir problemas.

Todos os dias, os colaboradores tomam uma série de decisões no ambiente de trabalho e em muitos momentos a cultura é o guia por meio do qual essas ações são desencadeadas. É a cultura que diz por exemplo o que um colaborador deve fazer quando o CEO ou o líder não está presente, o que muitas vezes acontece.

Como uma cultura empresarial forte afeta a atração e a retenção de talentos?

Uma cultura organizacional forte ajuda a atrair e reter os melhores colaboradores - o que é o aspecto mais importante para empresas vencedoras.

Segundo uma pesquisa da Glassdoor com quase 1.500 trabalhadores brasileiros, 81% dos profissionais dizem levar em conta a missão e propósito de uma empresa antes de se candidatar a uma vaga e 61% consideram a cultura do local de trabalho mais importante do que o salário quando se trata de satisfação na vida profissional.

Ou seja, as pessoas estão buscando experiências de trabalho mais significativas e alinhadas com seus próprios valores pessoais.

Como posso criar uma cultura organizacional forte?

Uma cultura organizacional forte começa pela liderança e pela sua capacidade de influenciar e inspirar seus liderados a darem o melhor de si. Além de contratar bons líderes, você precisa dar a eles as ferramentas e os recursos necessários para permitir melhor colaboração e trabalho em equipe.

Defina metas e objetivos claros para as pessoas, de forma que todos saibam o que se espera deles.

Outros elementos importantes são os seguintes:

  • Peça e colete feedback regularmente

  • Ofereça remuneração justa e padrão de trabalho flexível

  • Esteja disponível e empático

  • Crie uma cultura de valorização em que os colaboradores frequentemente reconhecem e agradecem as contribuições dos outros

  • Ofereça oportunidades de aprendizado e desenvolvimento contínuos

Em tempos de regime de trabalho híbrido, em que os colaboradores muitas vezes não se conhecem pessoalmente, é preciso criar momentos e rituais para que as pessoas estabeleçam relações de proximidade e amizade para além do ambiente de trabalho.

Como estabelecer relações de proximidade e confiança favorece a cultura da minha empresa?

Segundo pesquisa da consultoria Gallup, num período pós pandêmico, empresas onde as pessoas têm relações de amizade estabelecidas tendem a ser mais recomendadas por eles como um ótimo lugar para se trabalhar e diminuem as chances deles quererem sair.

A Gallup sugere duas estratégias para reforçar esse aspecto da cultura organizacional:

  1. Promova relações de amizade intencionalmente, começando pelos líderes

  2. Crie momentos de interação para as amizades prosperarem

Nesse contexto, as experiências de team building e offsite, nos quais os colaboradores têm a oportunidade de socializar e são encorajados a se relacionar, se mostram ferramentas poderosas para construir a cultura de uma empresa,

Como levar ações de Team Building para a sua empresa?

Experiências de team building são momentos em que as pessoas são estimuladas a se socializar, criando uma atmosfera que encoraja a confiança e a colaboração entre os colaboradores.

Alguns líderes podem pensar que ações com a intenção exclusiva de gerar amizades são uma perda de tempo. Mas experimente oferecer regularmente esses momentos para a sua equipe e você rapidamente verá poderosos resultados nos números da sua empresa.

Como a Bora Experiências pode ajudar a cultura da sua empresa?

Sabemos que organizar e encontrar as melhores experiências de team building e engajamento são um desafio para gestores ocupados e com metas desafiadoras.

A Bora Experiências é uma plataforma que faz curadoria de experiências de gastronomia, bem-estar e artes que encorajam relações de confiança e amizade para os seus colaboradores.

Além de você não ter os altos custos de pagar uma agência para fazer eventos personalizados, você se conecta com os melhores especialistas em diversos temas na sua cidade e arredores e oferece momentos incríveis para a sua equipe.

Quer saber mais? Fale conosco!

Anterior
Anterior

7 dicas de experiências de Team Building e engajamento de colaboradores da sua empresa

Próximo
Próximo

5 lugares diferentes e inusitados para conhecer em BH- parte I